Transcrição
Mantém-te fiel a ti própria.
Colher e semear, vamos ver.Adaptar-se mantendo a identidade própria: a chave para o desenvolvimento profissional?
Vem mesmo a calhar, depois da pergunta anterior.Sim, a adaptabilidade foi uma das competências que,com o tempo, percebi serem fundamentais.
Não sei se é igual para todas as empresas, não posso afirmar.
Sem dúvida era onde eu estive.Porque houve muitas mudanças.
E então, o facto de eu ter sido habituada desde criança a ter de me adaptar foi o que me permitiu ter uma capacidade de adaptação sem,no entanto, deixar de lado quem eu sou ou quais são os meus princípios e valores. Que também são um pouco inerentes à função jurídica, porque, no final, é preciso ser muito firme em determinadas questões, como a integridade, a ética, etc.
Mas, hoje em dia, pouco se fala sobre a adaptabilidade como um valor.
Em vez disso, vivemos num cenário, num contexto muito mutável.
Nunca vivi um ano profissional igual ao anterior.Por isso, saber adaptar-se é fundamental.
Com positividade.E essa é uma qualidade difícil de construir e difícil de desenvolver corretamente, à qual se dedica pouco tempo na empresa, na verdade.
Tive a oportunidade de verificar isso na minha vida anterior,na qual foram realizadas muitas fusões e aquisições, aquisições,empresas diferentes.
Portanto, reunir pessoas de contextos diferentes ou pessoas que talvez antes fossem concorrentes, gera situações difíceis de gerir,que só podem ser bem geridas se as pessoas tiverem vontade e interesse em adaptar-se à nova cultura, ao novo código de comunicação e aos novos contextos.
E não é fácil, porque muitas vezes as pessoas dizem: “Fiz as coisas da mesma maneira durante anos", ou “Venho de um contexto em que não se avaliava positivamente o que me pedem para fazer agora,o que tenho diante de mim".
Por isso, não é fácil.É preciso acompanhar as pessoas para que não criem um conflito contra si mesmas e, portanto, uma contradição contra si mesmas, mas sim permitir que vejam que a evolução, a adaptabilidade, faz parte de uma evolução natural, mantendo-se como se é e com os próprios princípios e valores.
Talvez o contexto mude. Então, com a mudança do contexto, há coisas que precisam ser vistas sob outra ótica, simplesmente, mas permanecendo quem somos.
